Prefeitos admitem que municípios de MG estão despreparados para enfrentar período chuvoso

Por Aécio Gonçalves 30/11/2017 - 16:15 hs

Prefeitos das 100 maiores cidades mineiras se reuniram na manhã desta quinta-feira, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para discutir dificuldades financeiras, mas diante dos estragos causados pela chuva dessa quarta (29), em Caeté e Ribeirão das Neves, incluíram de última hora na pauta ações de prevenção e socorro.

O presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FPM), Alex de Freitas (PSDB), que é prefeito de Contagem, diz que o sinal de alerta foi ligado e admite que até algumas grandes cidades estão despreparadas para enfrentar o período chuvoso.

"Boa parte delas está sem capacidade de investimento, [tem] uma estrutura muito pequena, pouca capacidade para adquirir cesta básica, colchões... E trabalham com quatro, cinco pessoas. No momento de tragédia, isso não é nada", ressalta Freitas.

Segundo ele, a maioria dos municípios dependem da Defesa Civil estadual, do Corpo de Bombeiros, de municípios vizinhos com maior capacidade e da sociedade. "É necessário, e a gente tem feito essa discussão aqui, buscar financiamento junto ao governo federal para que a gente possa estruturar melhor nossas defesas civis municipais", explica.